Ads Top

Turistas poderão explorar o Titanic em expedições previstas para 2021

 RMS Titanic afundou em abril de 1912 (Foto: Atlantic Productions)

 

Um companhia de exploradores, cientistas e cineastas chamada OceanGate Expeditions está oferecendo vagas para turistas e cientistas cidadãos se juntarem a uma expedição de pesquisa aos destroços do navio naufragado mais famoso do mundo: o Titanic. Esta é a primeira vez que a embarcação será explorada em 15 anos.

Para participar da missão, interessados deverão pagar US$ 125 mil (equivalente a aproximadamente R$ 670 mil) pela experiência. Serão realizadas seis excursões entre os meses de maio e setembro, com limite de nove passageiros cada. Dos 54 ingressos disponíveis, 36 já foram reservados. Os mergulhos durarão de seis a oito horas, sendo três delas destinadas a explorar o navio. Além de levar turistas ao local, as missões também têm o propósito científico de examinar a vida marinha ao redor dos destroços.

 

O cruzeiro transatlântico, que nafragou em 1912 em sua viagem inaugural após bater em um iceberg, está localizado a 595 quilômetros da costa de Newfoundland, no Canadá, a uma profundidade de 4 quilômetros.

De acordo com os especialistas, é possível observar pertences perdidos dos náufragos no navio — mas nenhum esqueleto humano resta na embarcação. “Existem botas, sapatos e roupas que mostram onde as pessoas estavam 100 anos atrás, e isso é muito sombrio”, afirma Stockton Rush, presidente da OceanGate Expeditions, à Bloomberg.

Esta pode ser uma das últimas oportunidades para conhecer o Titanic, já que em 2016 cientistas descobriram que bactérias extremófilas podem corroer a embarcação entre 15 e 20 anos. Apesar disso, a viagem não é encorajada por todos. Para Beverley Roberts, descendente de uma das vítimas do naufrágio, o navio deveria ser deixado em paz por se tratar de uma "vala comum em massa."

Requisitos

Para participar de uma missão da OceanGate Expeditions, os interessados deverão preencher um questionário com seus dados pessoais e de saúde, além de explicar como poderão contribuir com a expedição. Eles passarão por uma entrevista e, se forem aprovados, será oferecida uma vaga como membro ou especialista da missão.

 

Alguns dos requisitos para participar incluem ser capaz de embarcar em pequenos barcos em mar agitado, ter pelo menos 18 anos de idade, poder viajar legalmente para destinos internacionais e demonstrar equilíbrio básico, mobilidade e flexibilidade.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.