Ads Top

Web Design inicial #2 – O que é domínio e hospedagem?

Talvez os dois principais elementos que você precisa definir ao pensar em colocar um site online é o domínio e hospedagem. Você com certeza já deve ter escutado esses dois termos por aí mas sabe o que eles significam para o web design?

Domínio

Primeiramente vamos falar sobre o domínio. O domínio nada mais é do que o endereço do site, ou seja, aquele pequeno conjunto de palavras que você vai digitar para poder acessar o site, de maneira mais simples ainda é o famoso www.nomedoseusite.com.br.

Todo site de credibilidade precisa ter um bom domínio, que pode ser registrado em sites especializados no registro de domínios. Para nós aqui no Brasil o mais importante deles é o Registro.Br.

É através dele que você vai poder registrar o domínio do seu site e ser o titular dele por um determinado período de tempo que pode ser renovado.

Hospedagem

Se o domínio é o endereço do seu site, a hospedagem pode ser considerada a casa em que ele vai ficar. Ela nada mais é do que um espaço online reservado para guardar o conteúdo do seu site, permitindo que qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo consiga acessar o conteúdo dele.

Para que seus arquivos, imagens e páginas formem um site que esteja disponível para qualquer pessoa, esses arquivos precisam estar em um servidor web.

Esse serviço de hospedagem é de fácil acesso e fornecido por várias empresas, cada uma delas oferecendo diferentes recursos e preços, esses são alguns pontos que você precisa levar em consideração na hora de escolher a hospedagem do seu site.

Uma regra geral que você precisa conhecer sobre o preço de uma hospedagem é que quanto maior o volume de tráfego que um site tem, maior o custo de hospedagem.

Geralmente empresas de grande porte na web utilizam servidores que são chamamos de dedicados, ou seja, que estarão reservados apenas para aquele site.

Outro tipo de hospedagem seria a compartilhada, que é a mais utilizada para sites de pequeno e médio porte, pode ser utilizado para pequenos negócios, sites institucionais ou sites de portfólio por exemplo.

Com uma hospedagem compartilhada você tem acesso a um painel de controle administrativo que permite que você faça uma série de ações relacionadas ao seu site e principalmente fazer o upload dos arquivos dele.

Uma ferramenta que é bastante útil oferecida por alguns serviços de hospedagem é a possibilidade de instalar alguns aplicativos ou recursos como o criador de blogs WordPress, de forma automática.

Isso é muito útil e faz com que você ganhe tempo, sem precisar ficar instalando essas ferramentas de forma manual.

Outra opção bastante útil é que alguns serviços de hospedagem já oferecem pacotes de venda em que já está incluído o domínio do site, caso você ainda não tenha um.

Domínio e hospedagem

Algo importante de você entender é que domínio e hospedagem geralmente serão tratados como assuntos relacionados já que de forma geral um não existe sem o outro.

Ou seja, você não poderá acessar seu site se só tiver o domínio dele, também não poderá acessar de forma completa a sua hospedagem se não tiver um domínio associado a ela.

Por isso ao planejar os primeiros passos da criação do seu site, pense em adquirir de imediato essas duas coisas, primeiramente o domínio, para garantir que ninguém registre antes de você e logo em seguida a hospedagem para poder associar esse domínio a ela e então iniciar o upload ou criação do seu site.

O post Web Design inicial #2 – O que é domínio e hospedagem? apareceu primeiro em Clube do Design.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.