Ads Top

WhatsApp lança mensagens temporárias que somem em 7 dias

O WhatsApp anunciou, nesta quinta-feira (05), o lançamento das mensagens temporárias, que somem após sete dias. O recurso estava em testes desde outubro de 2019, e havia sido confirmado pelo mensageiro em sua seção de perguntas frequentes.

Mensagens temporárias no Android (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Mensagens temporárias no Android (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

A proposta do aplicativo é utilizar as mensagens temporárias para conversas menos importantes, que não deverão fazer falta após uma semana, como uma lista de compras, por exemplo.

“Como queremos que as conversas no WhatsApp sejam similares às conversas que temos pessoalmente, desenvolvemos uma maneira prática para apagar automaticamente as mensagens que não precisam ser guardadas para sempre”, explica o comunicado.

A função pode ser ativada em conversas individuais, por qualquer uma das partes, ou em grupos, somente pelos administradores.

Como funcionam as mensagens temporárias do WhatsApp?

Ao ativar o recurso em uma conversa, todas as mensagens que você enviar a partir da ativação terão o caráter temporário, isto é, desaparecerão após sete dias. Mensagens recebidas ou enviadas antes disso não serão afetadas.

Inicialmente, não há configurações alternativas para que as mensagens sejam apagadas automaticamente em menor ou maior tempo. Mas vale lembrar que o WABetaInfo descobriu outras opções  no código do app beta que ainda podem ser implementadas no futuro.

WhatsApp testa recurso de mensagens que se autodestroem

Mais opções de tempo para autodestruição de mensagens também foram testadas. (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

O WhatsApp reforça alguns pontos importantes sobre a nova função em sua FAQ:

a. Mensagens temporárias desaparecerão mesmo que um usuário não abra o WhatsApp durante sete dias. Contudo, pode ser que a pré-visualização da mensagem seja exibida nas notificações até que o WhatsApp seja aberto.

b. Ao responder diretamente a uma mensagem, ela será exibida acima da sua resposta. Se você responder a uma mensagem temporária, o texto dessa mensagem poderá ser exibido mesmo depois de sete dias.

c. Se uma mensagem temporária é encaminhada para uma conversa onde as mensagens temporárias estão desativadas, essa mensagem não desaparecerá da conversa para onde foi encaminhada.

d. Se um usuário fizer backup antes de uma mensagem desaparecer, essa mensagem temporária será incluída ao backup. Contudo, a mensagem temporária será apagada quando o usuário restaurar o backup.

Além disso, cabe a ressalva: as mensagens temporárias estão passíveis de captura de tela antes de desaparecerem para sempre, assim com as comuns. Portanto, é necessário ter cuidado ao enviar conteúdo sigiloso para um contato, mesmo com o uso do recurso.

E atenção ao enviar fotos e vídeos: os arquivos de mídias em mensagens temporárias também serão excluídos da conversa após sete dias, mas podem continuar armazenados no dispositivo, caso o download automático esteja ativado.

Quando chega ao Brasil?

As mensagens temporárias do WhatsApp começam a ser liberadas ainda este mês. O Tecnoblog apurou que a novidade estará disponível no Brasil a partir dos últimos dias de novembro.

Para usar, certifique-se de manter o mensageiro atualizado com a versão mais recente disponível na sua loja de aplicativos.

WhatsApp lança mensagens temporárias que somem em 7 dias

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.